sexta-feira, 27 de maio de 2011

# Qual o tamanho do seu bolso? Qual o tamanho da sua caixinha de esmaltes?


Dsc_00374_large

Muito se tem falado sobre o consumo exacerbado de esmaltes pelo flickr, comentários no twitter e na blogosfera afora. Faz tempo que estou para falar isso com vocês, meninas. Outro dia, numa dessas conversinhas rápidas pelo twitter do Mão Feita (sigam-me os bons @maofeita), sobre o dia que mais gastei com esmaltes. Numa ida a Ikesaki, comprei alguns esmaltes da Revlon e fiquei surpresa quando passei no caixa e ela anunciou que minha compra tinha passado dos R$ 100,00.
A verdade é que a gente se empolga mesmo quando vai a uma perfumaria, vai colocando na cestinha e leva aquele baque quando passa no caixa. Normal. Isso já aconteceu com muitas meninas aqui. Naquela hora no twitter, algumas pessoas relataram que já gastaram mais de cem reais (duzentos, trezentos!) e outras que não chegaram a tanto.
Já vi muita gente repreendendo pessoas por gastarem R$ 92 em um Chanel ou por comprar coleção inteira da Impala Floral. A gente julga mesmo as outras pessoas, faz parte do ser humano. Entra em um blog e se deslumbra com esmalte importado, com o swatch da coleção holográfica de esmaltes do Zimbábue e, muitas vezes, passa o cartão de crédito sem poder.
O que eu aprendi ao longo desses anos de vida de esmalteira: precisamos saber qual é o tamanho do nosso bolso. Não adianta eu, Camila Rocha, gastar mais de oitenta reais e entrar no saldo negativo do banco em um esmalte MAC se eu NÃO TENHO dinheiro. Não adianta gastar mais de vinte reais na Sumirê da Lapa em esmaltes aleatórios se eu ainda não consegui usar os esmaltes que comprei em 2009. Já fiz muitas vezes aloca do esmalte, não estou repreendendo e nem dando lição de moral. Isso é uma coisa que aprendi com o tempo. AGORA, se a Fulana tem dinheiro pra comprar o Chanel, o Dior dela, porque o bolso dela é diferente do meu, pq eu vou falar alguma coisa? Pessoas são diferentes, tem diferentes estilos de vida e podem gastar com coisas um pouco mais caras. E nada impede de você (que tem um bolso um pouco menor) fazer um agrado a si mesma e comprar aquele esmaltinho importado que você tanto quer, desde que, não seja uma coisa desenfreada e que vire uma bola de neve posteriormente (do tipo pagar mínimo no cartão de crédito). Sem contar que esmalte tem prazo de validade. E sim, ele estraga e não é recomendado usar esmalte vencido, por mais que vocês falem que dá pra dar um jeito. O prazo de validade tá ali para alguma coisa, certo?
Tá entendendo o que eu quero dizer? E tudo que é em excesso faz mal. Essa coisa toda de compra. Antigamente eu tinha um Becky Bloom Feelings FORTÍSSIMOS. Deus sabe como eu penei pra conseguir pagar as coisas (antesda era esmalte em minha vida). Estou há três anos meique em reabilitação, as vezes a gente escorrega, mas nada comparado de como eu comprava as coisas antigamente. Enfim, to perdendo o foco, esmaltes!
Fica a minha dica de avaliar realmente os esmaltes, de usar as coisas do fundo da caixinha. Eu não comprei todos os esmaltes ao mesmo tempo, minha coleção começou no finzinho de 2008. Todos os meus 600 e tantos esmaltes foram comprados porque eu quis, porque gostei da cor. Nada para mostrar pra alguém, pra formar coleção e tudo mais. Comprei pensando em usar todos e estou focada nessa tarefa ultimamente: comprar menos e usar mais os adquiridos.
Agora, também não dá para generalizar todas as pessoas. Que todo mundo que tem muito esmalte é doente, que a gente é doida e sei lá o quê. HEHEHEHE NÉ BEM ASSIM NÃO, acho que a gente tem que cuidar das nossas próprias caixinhas de esmaltes, cuidar do nosso PRAZER em colecionar, de DIVIDIR e COMPARTILHAR, se cuidar das unhas, dos pés. Passar esmalte pra frente que não vai mais usar, pq não?
Não é porque Fulana tem uma coleção de duzentos esmaltes que ela é louca da cabeça ou algo do tipo. Vamos refletir. Quem compra demais esmaltes, vai comprar roupas demais, livros, encharpes, celularesPorque comprar tudo compulsivamente, tendo você dinheiro ou não, é grave e você precisa se tratar. Ou ter uma mãe chamada DONA NARCIZA e fazer você acordar pra vida. Vamos parar de generalizar e, principalmente, colocar-se no lugar de uma pessoa julgando pelos consumos. Cada caso é um caso. Cada um no seu quadrado. Não dá pra vir aqui e chamar todo mundo de louca, falar que parou de comprar esmalte e chamar a gente de doente. Daí, você entra no flickr da pessoa e ela tem 65544 melissas 56756465 bolsas de R$ 500 cada uma. Tipo? HAHAHA OI?
Não generalize. Não gaste o que você não tem. Pense antes de comprar. Analise. Olhe o tamanho da sua caixa de esmaltes. Você tem apenas dez dedos :P

Peguei no Mão Feita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário